Especialidade | Dermatologista | Unhas Porto Alegre
Barra Up
TRATAMENTOS PARA
DOENÇAS NAS UNHAS
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

UNHAS

 
 
Frase Dermatologia
 
 
 

UnhaAs unhas refletem a saúde do organismo. Elas são anexos cutâneos formados por diferenciação de alguns segmentos da pele. Possuem muita queratina e estão envolvidas no processo de proteção do organismo em relação ao meio externo e tem função estética. O crescimento delas é contínuo e recebe estímulos hormonais e nutricionais diversos. A unha pode interromper seu crescimento ou apresentar alterações de estrutura uma vez que, em casos de doenças graves, o organismo reservar sua fonte de proteínas, vitaminas e de defesa para os órgãos vitais. Os nutrientes ficam escassos primeiramente nas unhas e nos cabelos e ambos ficam enfraquecidos, opacos e sem vida nestas situações. Através da observação de alterações do leito ungueal é possível identificar doenças sistêmicas, facilitando o diagnóstico e permitindo um tratamento precoce.

Bullet 2COMO É A UNHA NORMAL?


A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo. As unhas crescem, em média, 3 milimetros por mês, mas isso pode variar bastante. As unhas das mãos demoram, em média, de 4 a 6 meses para crescer da base até a ponta; e as dos pés, de 6 a 12 meses. As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres (exceto na gravidez, quando as unhas crescem mais). É bom lembrar que existem variações individuais, relacionadas à raça, idade, ambiente, ocupação, etc. Diversas alterações na cor, aparência, superfície e crescimento podem significar problemas internos.


Bullet 2QUAIS AS ALTERAÇÕES DAS UNHAS DEVEM SER OBSERVADAS?


Na maioria dos casos, a presença de unhas fracas, quebradiças ou que descolam na sua parte distal ocorre por manipulação excessiva, como o uso demasiado de esmaltes, fortalecedores contendo formol, microtraumatismo em unhas (por exemplo: unhas de digitadoras). O tratamento geralmente é simples. Podem ser usadas cápsulas de gelatina, ferro, solução fortalecedora como o casco de cavalo (que contém substâncias endurecedoras), hidratantes com ureia e silicone e banhos de silicone (que formam uma película protegendo temporariamente a lâmina ungueal).


Bullet 2DOENÇAS COMUNS DAS UNHAS:

  • Unha Encravada

Ocorre no canto das unhas que se curvam para dentro da pele. O dedão é mais vulnerável. Corte de unhas inadequados, sapatos inadequados ou pouco cuidado podem levar a esse problema comum das unhas. Pode ser dolorosa e muitas vezes levam a infecção. O tratamento adequado pode evitar problemas maiores. As unhas encravadas são em média 50% das desordens das unhas.

  • Síndrome das Unhas Frágeis

Queixa comum, caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais. Afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres. Várias causas estão associadas a este problema que deixa as unhas fracas e quebradiças e devem ser tratadas. Medicações tópicas e orais beneficiam em muito a reestruturação das unhas fracas.

  • Micoses

A mais característica é a unha que vai ficando porosa, descolando e formando uma massa por baixo. É importante salientar que não é pega só em pedicure, como muitos pensam. Homens que nunca vão à pedicure são os mais acometidos. A causa é o fungo que existe no ar agravado pela predisposição familiar, diabetes, suor excessivo nos pés e uso contínuo de sapatos fechados. Microtraumatismos vão descolar a unha e facilitar a umidade debaixo dela, onde o fungo se acomodará. Existem atualmente antifúngicos orais muito eficientes. No caso de micose inicial, cortar bem a unha e usar antifúngicos locais.

  • Unheiro

Edema da cutícula. Pode ser causado por cândida (em pessoas que mexem muito com água ou umidade) ou por bactéria (geralmente após um traumatismo, como tirar a cutícula).

  • Manchas Brancas

Pequenas manchas brancas semicirculares que resultam por injúria da base da unha (matriz), onde as células das unhas são produzidas, não são causas para preocupação e geralmente crescem até desaparecer. Manchas brancas são muito comuns e geralmente recorre

  • Infecções Bacterianas

Causam vermelhidão, feridas e dor nas unhas. A causa mais comum é trauma das unhas ou da pele ao redor e também devido a exposição frequente a água e produtos químicos. Uma descoloração verda da unha é devido a infecção por bactéria chamada pseudomonas.

  • Tumores e Verrugas

Podem ser encontrados em qualquer porção da unha, o leito ungueal pode mudar de formato ou ser destruido devido ao crescimento do tumor ou da verruga. Verrugas são infecções virais que afetam a pele ao redor e em baixo da unhas, podem ser dolorosas e muitas vezes causam a limitação do dedo afetado. O tratamento geralmente envolve congelamento que destroem as verrugas. Se o tumor ou verruga avançarem pelo dedo pode ser necessária cirurgia para removê-lo.

  • Cisto Mixóide

Claros, transparentes, preenchidos por uma substância gelatinosa que pode aparecer na base da unha. Doloroso, danificam ou deformam a unha e pode ser removido. 

  • Psoríase

Doença cutânea crônica caracterizada por placas vermelhas descamativas. Os sinais mais comuns incluem, irregularidade de relevo, descoloração da unha, descoloração vermelho acastanhada da pele sob a unha, separação da unha do leito ungueal, linhas hemorrágicas, unhas fracas, assim como descamação e vermelhidão da pele ao redor da base da unha.

Bullet 2CUIDADOS ESPECIAIS COM AS UNHAS


Muitas desordens das unhas resultam de um pobre cuidado, assim, desenvolver bons hábitos pode ajudá-lo a mantê-las saudáveis. Lembre-se das seguintes dicas:

  • Manter as unhas secas e limpas, isso ajuda a manter as bactérias e outros microorganismos infecciosos longe delas;

  • Se as unhas dos pés estão grossas, deixe-as em água quente com sal por 5 a 10 minutos, aplique creme de uréia, o qual amolecerá as unhas, e se tornará mais fáceis de cortá-las; 

  • As unhas podem e devem ser cortadas retas, não fazendo curvas em suas bordas;

  • Evitar morder as unhas e não remova sua cutícula;

  • Usar esmaltes suaves para pintar as unhas, deixando-as livres de oleosidades;

  • Evitar manipular unhas encravadas, principalmente se já estão infectadas, procure um tratamento com um dermatologista;

  • Reportar qualquer irregularidade ungueal a um dermatologista, alteração de unhas, secreção e dor podem ser sinais de um problema sério.

 
 

Warning: include(/home/www/julianafonte.com.brtratamentos-links.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /srv/disk7/1336298/www/julianafonte.com.br/unhas/especialidade.php on line 158

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/www/julianafonte.com.brtratamentos-links.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/php-5.3.29/share/pear') in /srv/disk7/1336298/www/julianafonte.com.br/unhas/especialidade.php on line 158
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
TRATAMENTOS PARA
DOENÇAS NAS UNHAS
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down