Rugas na Testa

Rugas na Testa

São o resultado de uma degeneração celular na derme e podem surgir também em função de contrações musculares repetitivas, da flacidez de pele e por deficiência de proteínas.

Como tratamento temos a toxina botulínica, uma técnica mundialmente conhecida por atenuar rugas faciais dinâmicas. Ela age paralisando a musculatura responsável pelo surgimento das rugas e marcas de expressão. Agindo entre os nervos e os músculos, impedindo liberação de acetilcolina – substância responsável pelas contrações musculares – a toxina botulínica do tipo A deve ser aplicada por um médico capacitado. A toxina não permite franzir o local da aplicação, não causando a perda de movimentação no rosto, tão temida pelos pacientes, somente a capacidade de contração muscular do local tratado.

ENTENDA MAIS SOBRE O PROCEDIMENTO EM NOSSO VÍDEO
COMO FUNCIONA?

Com o passar dos anos, a mímica facial, leva a formação de rugas na pele. A toxina botulínica atua bloqueando os impulsos nervosos para o músculo em que é injetada, impedindo a contração desse músculo. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam devido à diminuição da força que enruga a pele no local, dando uma aparência mais jovem e descansada. Da mesma forma, bloqueia os impulsos nervosos para as glândulas sudoríparas, evitando a sudorese no local.

APLICAÇÃO

É feita uma avaliação médica, para definir os pontos de aplicação a serem tratados para produzir o efeito indicado e desejado para cada paciente. Antes do procedimento é colocada uma pomada anestésica. A aplicação da toxina botulínica é feita através de injeções com microagulhas estéreis, com pequenas doses do produto nos pontos específicos para produzir o efeito desejado. As aplicações duram cerca de 15 a 30 minutos.

EFEITOS COLATERAIS

A toxina botulínica é segura, vem sendo utilizada há mais de 25 anos na neurologia e oftalmologia, e há mais de 10 anos na dermatologia. Nas doses utilizadas para tratamentos estéticos, o risco de intoxicação pela toxina botulínica a é mínimo.

No tratamento das rugas faciais, em alguns casos podem ocorrer vermelhidão e pequenos hematomas transitoriamente. Dor de cabeça ou uma leve dor no local podem ocorrer. Em raros casos, pode ocorrer uma queda temporária e reversível da pálpebra. Reações alérgicas ou urticariformes não são comuns.

Na hiperidrose, ao contrário do que ocorre no tratamento cirúrgico, a aplicação de toxina botulínica em geral não leva a sudorese compensatória (transpiração em outro local).

CUIDADOS APÓS A APLICAÇÃO

O paciente não deve abaixar a cabeça ou deitar durante um período de 4 a 6 horas após a aplicação da toxina botulínica. Não pode massagear ou manipular a área tratada por 24 horas e  deve evitar esforços físicos por um período de 24 a 48 horas.

RESULTADOS E DURAÇÃO

Diminui as réguas de expressão, deixando a aparência jovem e descansada. Os efeitos da toxina se iniciam em 48 a 72 horas após a aplicação, com efeito máximo por volta de quinze dias. O efeito dura, em média 6 meses, variando em cada indivíduo, quando pode ser novamente aplicado.

CONTRA-INDICAÇÕES

O tratamento com toxina botulínica é contra-indicado para adolescentes, gestantes e mulheres em fase de amamentação. Pacientes com doenças neurológicas, distúrbios musculares e com hipersensibilidade conhecida a algum dos ingredientes da toxina botulínica devem informar ao médico sobre essa condição.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697