Barra Up
DOENÇAS DE PELE,
CABELOS E UNHAS
ATENDIMENTO CAIXA
DE SEGUNDA À SÁBADO
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

MITOS E FATOS

 
 
 
     
 
Frase Mitos e Fatos Unhas
 
 

CABELOS

 

UnhasQuando os cuidados com o cabelo começam cedo, evitamos o surgimento mais tarde de problemas. No entanto, antes de fazer loucuras em nome da beleza, é importante saber diferenciar a ficção da realidade na hora de apostar em produtos e rituais milagrosos. O que é verdade e o que não passa de crença quando se fala em cuidados com os cabelos? Fique sempre atento as alterações em seu cabelo. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficiente e rápido será o tratamento. Para ajudar a cuidar mais e melhor de seus cabelos, selecionamos algumas dúvidas comuns:


Bullet 2Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

Bullet 2Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

Bullet 2Usar boné faz cair os cabelos?

Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda dos cabelos.

Bullet 2Condicionador pode causar a queda dos cabelos?

Mito. Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o condicionador não causará a queda dos mesmos. Entretanto, em pessoas com dermatite seborréica e queda de cabelo, deve-se evitar que o condicionador atinja o couro cabeludo, usando-o apenas nos fios pois, nestes casos, o produto pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

Bullet 2O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?

Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência.

Bullet 2O uso frequente de tintura faz cair os cabelos?

Mito. O uso da tintura afeta apenas a haste do fio, não interferindo com a raiz do pêlo, responsável pelo seu crescimento.

Bullet 2Caspa é sinal de sujeira?

Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

Bullet 2Seborréia e caspa não tem cura?

Mito. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

Bullet 2Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?

Mito. Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, não causa absolutamente nenhum mal à saúde.

Bullet 2Cortar o cabelo estando a cliente ou a cabelereira menstruada, deixa o cabelo com fios grossos, queda acentuada ou até muda o tipo de lisos para cacheados e vice-versa?

Mito. Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento nem provoca a sua alteração, independente da mulher estar menstruada ou não.

Bullet 2Cortar os cabelos durante a época da lua cheia e crescente faz com que eles cresçam mais?

Mito. O corte dos fios, que são estruturas compostas por células mortas, não interfere de forma alguma com o crescimento dos cabelos.

Bullet 2Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

Mito. A crença vem da correlação com a poda das plantas. A diferença é que os galhos das plantas crescem pelas pontas, que são vivas. Já os fios de cabelos crescem pela raiz. As pontas são mortas e o corte não vai interferir com o crescimento.

Bullet 2Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

Bullet 2Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?

Mito. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

Bullet 2Depois do parto os cabelos caem por causa da anestesia?

Mito. Não é a anestesia a causa e sim o próprio parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) que provoca uma queda intensa de cabelos cerca de 2 a 4 meses após o evento desencadeante. Chama-se eflúvio telógeno e estes pêlos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

Bullet 2Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?

Mito. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

Bullet 2Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?

Mito. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam todos calvos.

Bullet 2Calvície tem tratamento?

Verdade. Já existe um tratamento com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e, até mesmo, fazê-los crescer novamente.

Bullet 2Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?

Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.

Bullet 2Para a barba não aumentar, não se deve raspar todo dia?

Mito. Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pêlos nem engrossar os que já existem pois isso não afeta a raiz do pêlo, responsável pelo seu desenvolvimento.

Bullet 2Depilação com cera provoca flacidez na pele?

Mito. A retirada dos pêlos por depilação não interfere nas fibras colágenas e elásticas da pele e, portanto, não provoca a flacidez.

Bullet 2Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?

Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo.

Bullet 2Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?

Mito. Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

Bullet 2Quanto mais se depila, menos pêlos crescem?

Mito. A retirada dos pêlos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pêlo, fosse destruído.

Fonte: Guia Dermatologia.net
 
     
 


Quando os cuidados com a pele começam cedo, evitamos o surgimento mais tarde de problemas. No entanto, antes de fazer loucuras em nome da beleza, é importante saber diferenciar a ficção da realidade na hora de apostar em produtos e rituais milagrosos. Desvende aqui os mitos e os fatos sobre a saúde e a beleza da pele, cabelos e unhas:

Pele   Cabelos   Unhas
 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
DOENÇAS DE PELE,
CABELOS E UNHAS
ATENDIMENTO CAIXA
DE SEGUNDA À SÁBADO
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down