Blog

SABONETE CORRETO PARA O BEBÊ

pediatra-sabonete

A pele do bebê é bem diferente da pele dos adultos e merece atenção redobrada na hora do banho. Ela é mais fina – cerca de metade da espessura da pele de um adulto -, tem menos pelos, as glândulas que produzem o suor ainda são imaturas e as células que produzem a coloração da pele estão em menor atividade.

 

Estudos recentes mostram que a pele continua em processo de formação até o primeiro ano de vida, ou seja, ainda está em processo de adaptação ao ambiente fora da barriga da mãe. É por isso que a pele do bebê é tão fina, sensível e frágil.

 

Por terem uma pele tão delicada, os pequenos não podem usar qualquer tipo de sabonete para o banho. Produtos para uso adulto têm um PH alcalino, que pode destruir a camada superficial da pele do bebê, levando ao ressecamento excessivo e irritação. Além de possuírem corantes, fragrâncias e conservantes que podem causar uma dermatite de contato. Dê preferência então na hora do banho para sabonetes neutros para evitar ressecamento e irritações. Os produtos infantis (hipoalergênicos) são os mais adequados. Os sabonetes líquidos têm ainda mais vantagens sobre os em barra, por possuírem menor risco de contaminação por bactérias e fungos.

 

Após a escolha do sabonete ideal, não esqueça que o banho do bebê deve rápido, no máximo cinco minutos, com água morna, numa temperatura próxima à corporal, sem o uso de esponjas ou algum outro tecido. Lave preferencialmente o umbigo, pescoço, axilas e área das fraldas, regiões onde as bactérias se proliferam mais facilmente.

Tags:
Share:

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697