Blog

QUAL PROTETOR SOLAR USAR?

estetica-protetor-solar

Sabemos que o sol e seus raios são essenciais para a boa saúde do nosso corpo e da nossa pele e, por isso, precisamos de uma dose deles diariamente. Porém, também conhecemos os perigosos riscos destes raios, como envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele.

 

A temporada de verão chegou com muita exposição do corpo ao sol a beira da piscina e da praia e aquela dúvida sempre bate no momento de comprarmos o indispensável protetor solar.

 

Qual é o melhor proteção solar para minha pele e da minha família?

 

Essa preocupação é muito válida, pois se ainda passada de forma correta, garante uma saúde da pele e um bronzeado saudável e bonito. Não desbotando com tanta facilidade e evitando um envelhecimento precoce.

 

O protetor solar deve ser espalhado em todo o corpo, sem esquecer do couro cabeludo (filtro em spray), das orelhas e dorso das mãos e dos pés, 30 minutos antes da exposição. Reforce o protetor a cada 2 horas. Após atividades físicas, reaplique imediatamente o produto. Evite exposição ao sol entre 10h e 16h. Atenção redobrada para a proteção em manchas e pintas.

 

Importante ainda ao escolher o fator certo para a sua pele e de sua família, procure um produto que contenha filtros UVA (de efeito cumulativo que, com o tempo, levam ao envelhecimento da pele) e UVB (responsáveis pela vermelhidão e sensação instantânea de queimadura). Elas garantem uma maior proteção contra as queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.

 

FILTROS SOLARES MAIS ADEQUADO:

 

Conheça a seguir os filtros solares mais adequados para diferentes tipos de pele para você passar esse verão sem arriscar a saúde.

 

PELE CLARÍSSIMA

 

Fica vermelha e nunca bronzeia. É muito sensível ao sol, por isso pode se irritar. Ganha manchas escuras, sardas e pintas com facilidade. É a pele que mais tem risco para o câncer. Protetor solar ideal: FPS a partir de 60.

 

PELE CLARA

 

Também queima com facilidade e bronzeia muito pouco. Tem sensibilidade ao sol e risco para o câncer de pele, além de propensão a manchas escuras. Protetor solar ideal: FPS 50.

 

PELE MORENA

 

Queima moderadamente e bronzeia com facilidade. Não costuma ficar irritada sob o sol, mas a longo prazo ganha manchas escuras. Protetor solar ideal: FPS entre 30 a 45.

 

PELE NEGRA

 

Não queima, pois é uma pele totalmente pigmentada. Mesmo sendo pouco sensível ao sol, pode desenvolver manchas esbranquiçadas. Quando os raios ultravioleta degeneram o DNA das células, a negra sofre despigmentação e ganha pontos brancos. Protetor solar ideal: FPS 30.

 

TIPOS DE PROTETORES MAIS ADEQUADOS:

 

Saiba agora os tipos de protetores mais adequados para os diferentes tipos de pele:

 

PELE NORMAL

 

A pele considerada normal apresenta um nível de oleosidade controlada, sem ressecamento. Em relação ao filtro solar, recomenda-se sérum, loção ou spray, que é mais resistente ao contato com a água e o suor.

 

PELE OLEOSA

 

Deve-se optar, preferencialmente, por protetores à base de gel, sem gordura e sem álcool, pois são absorvidos mais rapidamente pela pele sem obstruir os poros ou deixar a pele brilhosa. As versões em gel-creme, sérum e mousse também são recomendadas, pois são leves e fluidas.

 

PELE SECA

 

Apresenta aspecto desbotado e opaco, toque áspero, e exige cuidados extras, devido à maior tendência para o envelhecimento. Neste caso, o protetor ideal é o na versão creme, para que hidrata a pele. Opte por protetores em loção que contenham em sua composição água e óleo.

 

PELE SENSÍVEL

 

São as que respondem a qualquer agressão de uma forma exagerada. Esse tipo de pele costuma apresentar vermelhidão, coceira, manchas e tem tendência a descamar. Sendo assim, loções e gel-creme são os tipos mais indicados.

 

CUIDADOS ESPECIAIS PARA AS CRIANÇAS:

 

A pele de crianças é muito sensível e se torna ainda mais fundamental a sua proteção. Se faz necessário um produto específico infantil com alta proteção e fórmula hipoalergênica. Isso ajuda a evitar que algumas substâncias irritem a pele sensível da criança.

 

O fator de proteção indicado para crianças é sempre acima de 30 e, caso a pele seja muito clara, o melhor é optar por um FPS maior do que 45. O protetor ideal é aquele que bloqueia tanto os raios UVA como os UVB.

 

O protetor solar deve ser reaplicado tamabém a cada 2 horas, em média. Caso a criança esteja no colo, com contato com roupas, entre e saia da água com frequência, transpire muito e se enxugue, o produto deve ser reaplicado com intervalos menores, a cada 1h, ou antes se necessário.

 

A idade mínima para começar o uso do filtro solar é de seis meses. A aplicação antes desta idade não é recomendada. O indicado para crianças menores de seis meses é manter o bebê na sombra com camisetas e chapéu, principalmente das 10h às 17h, quando o sol é mais forte.

 

Aproveite o Verão com responsabilidade!

 

O protetor solar é muito importante em qualquer época do ano, mas indispensável agora! Para um melhor detalhamento do protetor solar mais adequado para o seu tipo de pele, consulte o seu dermatologista e excelente temporada de veraneio!

Share:

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697