Barra Up
DERMATOLOGIA PARA
BEBÊS E CRIANÇAS
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

MITOS E FATOS

 
 
 
     
 

Quando os cuidados com a pele começam cedo, evitamos o surgimento mais tarde de problemas. No entanto, antes de fazer loucuras pelo seu pequeno, é importante saber diferenciar a ficção da realidade na hora de apostar em produtos e rituais milagrosos. Desvende aqui os mitos e os fatos sobre a saúde da pele, cabelos e unhas de bebê e criança:

 
 

UNHAS

 
 

unhas

 

Bullet 2Logo após o nascimento, as unhas devem ser cortadas.

Verdade. As unhas do recém-nascido são muito fininhas e crescem bem rápido, devendo ser cortadas com freqüência. Existem cortadores especiais para bebês e, ainda, as tradicionais tesouras sem ponta.

Bullet 2Crianças não podem usar esmaltes.

Mito. Alguns esmaltes próprios para crianças já estão no mercado. O melhor ainda é evitar em razão das unhas de criança serem mais moles e frágeis, e ainda não estarerm totalmente queratinizadas. As bordas das unhas podem ter um processo alérgico devido a sua imaturidade.

Bullet 2Unhas infantis podem apresentar manchas.

Verdade. As manchas brancas sobre a unha é uma lesão muito comum, principalmente nas crianças. A causa mais comum é por pequenos traumatismos no local (prender os dedos na gaveta, portas etc). Com o advento do computador e o freqüente uso das teclas é comum observarmos também essas manchinhas.

 
     
 

CABELOS

 
 

bebe1

 

Bullet 2Criança não tem caspa nos cabelos.

Mito. É comum o aparecimento de caspas nas crianças, pois é a fase de maior atividade das glândulas sebáceas. A descamação é visível e é chamada de dermatite seborréica, que além de surgir no couro cabeludo pode afetar áreas do corpo que possuem dobras. A caspa costuma desaparecer com o tempo, mas mesmo assim é importante tomar certos cuidados para manter a higiene.

Bullet 2Animais podem provocar micose no couro cabeludo.

Verdade. A micose no couro cabeludo é uma doença cuja causa é fúngica. Há fungos de origem vegetal, animal e do próprio homem. Na criança, a forma mais comum de transmissão ocorre pelo animal, geralmente cães doentes. São lesões com diminuição de pêlos, aspecto anular, único, em que os cabelos apresentam tonsurados (sensação tátil de barba por fazer).

Bullet 2Não se pode cortar o cabelo do bebê antes de 1 ano.

Mito. Pode-se cortar o cabelo do bebê em qualquer momento porque nem a sua saúde sem o seu desenvolvimento serão afetados de nenhuma maneira. 

Bullet 2Cortar o cabelo do bebê fortalece os fios?

Verdade. O fio do cabelo do bebê é fraco, e a ponta acaba se deteriorando. Cortando, ao menos as pontas, você fortalece todo o cabelo desde a raiz.

Bullet 2Tirar as pontinhas do cabelo do bebê faz com que ele perca os cachinhos?

Mito. Cortar as pontas do cabelo do bebê é importante para estimular o crescimento de fios fortes e saudáveis. Existem cortes que estimulam a formação dos
cachinhos.

Bullet 2A cabeça do bebê pode ser lavada todos os dias.

Verdade. A lavagem diária dos cabelos nos bebês é indispensável! Independentemente se o bebê tem pouco ou muito cabelo, lavar a cabecinha do pequeno é uma necessidade diária.

Bullet 2Faz mal lavar a cabeça do bebê a noite.

Mito. Lava a cabeça do bebê durante o período noturno não vai prejudicar em nada a saúde do pequeno, muito pelo contrário, se este foi o único momento disponível para higienizar o bebê, este é o momento em que deve ser feito.

Bullet 2Devo lavar os cabelos apenas com shampoo ou sabonete infantil neutro?

Verdade. Para lavar o cabelo do bebê deve ser utilizado shampoo infantil, aqueles neutros, ou então sabonete infantil neutro, que não provoque ardência em caso de contato acidental com os olhos.

 
     
 

PELE

 
 

banho bebê

 

Bullet 2O banho diário é desnecessário, já que os bebês ainda não têm oleosidade na pele.

Mito. O banho deve ser dado diariamente, pois, além de promover a higiene da criança e eliminar bactérias, é um momento muito gostoso e confortante. Ele promove a higiene e o conforto da criança.

Bullet 2O banho deve ser dado apenas com sabonete próprio para bebês.

Verdade. Eles têm uma formulação específica para a pele sensível e delicada das criança, a partir de seu pH neutro.

Bullet 2A pele do bebê precisa ser hidratada.

Verdade. Assim como todo tipo de pele, a dos bebês também sofre com a ação de fatores que estimulam o ressecamento cutâneo, como o sabonete e a água quente. Por isso, precisa ser hidratada uma vez por dia.

Bullet 2O bebê pode usar perfume, desde que seja específico para a sua idade.

Mito. Bebês não devem usar perfume no primeiro ano de vida. As alergias são freqüentes.

Bullet 2 A alimentação pode interferir nas assaduras?

Verdade. Principalmente quando os alimentos sólidos começam a ser introduzidos como complemento ao leite materno. Isso acontece em especial com os alimentos ácidos.

Bullet 2A primeira dentição provoca assaduras?

Verdade. A relação da dentição com assaduras é muito comentada e até mesmo vista com alguma freqüência. Durante o período da erupção dentária as crianças podem ter alterações como irritabilidade, vômitos e até diarréia, que, como conseqüência, pode provocar assaduras.

Bullet 2Usar amido de milho (maizena) ajuda na prevenção de assaduras.

Verdade. O uso do amido é uma prática muito antiga. A primeira referência do uso para prevenção de assaduras remete ao período em que não existiam outros produtos para essa finalidade. O uso constante altera a hidratação natural da pele e pode provocar ressecamento e descamação, favorecendo a assadura.

Bullet 2Sabonetes com perfume pode causar irritações.

Verdade. Sabonetes com perfume frequentemente contém em sua composição substâncias que podem causar irritações. É importante utilizar sabonetes próprios para bebês, hipoalergênicos, neutros e, de preferência, na forma líquida para facilitar o controle da quantidade de uso.

Bullet 2Bebês e crianças só devem usar o protetor infantil. 

Verdade. Como a pele dos bebês é mais sensível, o mercado disponibiliza filtros solares específicos para crianças a partir dos seis meses de idade. 

Bullet 2Não pode usar na criança protetor solar em spray.

Mito. Os sprays são, por vezes, os preferidos pelos pais, uma vez que são práticos e fáceis de aplicar nas crianças. No entanto, apesar da facilidade, é necessário cuidar para cobrir toda a superfície corpórea e não deixar os pequenos inalarem esses produtos. 

 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
DERMATOLOGIA PARA
BEBÊS E CRIANÇAS
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down