Barra Up
DOENÇAS DE PELE,
CABELOS E UNHAS
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

MITOS E FATOS

 
 
 
     
 
Frase Mitos e Fatos Unhas
 
 

UNHAS

 

UnhasNão adianta apenas se preocupar com a cor do esmalte que está na moda. Até porque viver com as unhas pintadas, sem pensar na hidratação e limpeza corretas, pode prejudicar a cor, a forma e a textura delas. Mesmo sendo formadas por camadas de queratina, proteína fibrosa que é considerada uma das mais fortes do tecido do corpo, podem sofrer algumas alterações. Fique sempre atento as alterações em suas unhas. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficiente e rápido será o tratamento. Para ajudar a cuidar mais e melhor das suas unhas, selecionamos algumas dúvidas comuns:


Bullet 2 Lixar as unhas ao invés de cortá-las faz com que fiquem mais fortes ou cresçam mais rápido?

Mito. Cortar ou lixar não influi em nada o crescimento ou a resistência das unhas já que isso não interfere com a matriz da unha, que é a responsável pela sua formação.

Bullet 2Unhas bem cortadas vão até o sabugo?

Mito. Deve-se sempre deixar uma fina borda de unha livre (aquela faixa branca da extremidade) para evitar danos ao leito da unha. Nas unhas dos pés deve-se deixar sempre os cantos maiores, cortando-se a unha quadrada de modo a evitar o encravamento.

Bullet 2Tirar muita cutícula faz mal para as unhas?

Verdade. Não é aconselhável que se tire mais do que o excesso. Ao retirá-la, abre-se uma porta de entrada para os micro-organismos, que causam infecções e inflamações.

Bullet 2Unhas postiças podem fazer mal para as unhas?

Verdade. Ao colocá-las, você cria um espaço entre o produto e a sua unha, que pode ficar úmido e ser um local perfeito para a proliferação de fungos, que causam micose. Se elas duram mais de quatro dias, podem ainda causar descolamento ou outros danos na superfície da unha, como alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.

Bullet 2As unhas ficam mais fracas se eu apenas lixá-las e não cortá-las?

Mito. Só tenha cuidado: as unhas lixadas no formato quadrado podem quebrar mais facilmente, devido às pontinhas que ficam mais vulneráveis nas laterais.

Bullet 2A água da piscina pode descamar as unhas?

Verdade. Os produtos químicos existentes na água, como o cloro, podem ressecá-las e deixá-las quebradiças. Por isso, sempre que tiver contato com a água da piscina, na sequência, lave bem as mãos com água limpa, seque-as e aplique um hidratante específico.

Bullet 2O excesso de esmalte pode danificar as unhas e deixá-las amarelas ou quebradiças?

Verdade. Unhas amarelas podem indicar alguma doença ou infecção. Se estiverem quebradiças e sem brilho, veja se não é anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais. Já se descamarem, pode ser sinal de falta de vitamina A no corpo. A carência de vitamina C também afeta a fabricação de queratina, deixando as unhas fracas. Ficar atenta a esses sinais e dar um respiro às unhas (sem esmalte) pode ajudar.

Bullet 2Pintar as unhas de vermelho fortalece e acelera o crescimento?

Mito. O uso do esmalte não interfere na formação da unha pela matriz, portanto, não acelera seu crescimento nem a sua qualidade.

Bullet 2Spray é melhor do que óleo secante?

Mito. O uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. O mais indicado é o óleo secante ou o esmalte extrabrilho, que adere melhor e ainda ajuda a fixar a cor do esmalte.

Bullet 2Micose de unha é igual a de pele?

Mito. Existem vários tipos de fungos e, por isso, vários tipos de micose. A micose da pele pode ou não ser igual a da unha. Isso vai depender do fungo causador da infecção. 

Bullet 2Micose passa de uma unha para outra ou da unha para a pele?

Verdade. Como o contágio se dá por contato, é possível que uma unha infeccionada transmita o problema para as outras, tanto nos pés quanto nas mãos, embora a dos pés seja mais comum.

Bullet 2O uso de esmaltes não atrapalha o tratamento das micoses?

Mito. O esmalte impermeabiliza a unha e dificulta a penetração do medicamento. O ideal é usar esmaltes antimicóticos, pois eles são os mais indicados para cuidar de micoses já que apresentam maior taxa de antifúngicos. Mas seu uso deve ser feito apenas sob prescrição médica para evitar alergias ou reações adversas.

Bullet 2Micoses podem ser tratadas apenas por podólogos?

Mito. Os podólogos são profissionais preparados para identificar este tipo de infecção e são treinados para fazer a parte de assepsia do local atingido, essencial para a recuperação, porém, não podem receitar nenhum tipo de medicamento. 

Fonte: Guia Dermatologia.net
 
     
 


Quando os cuidados com a pele começam cedo, evitamos o surgimento mais tarde de problemas. No entanto, antes de fazer loucuras em nome da beleza, é importante saber diferenciar a ficção da realidade na hora de apostar em produtos e rituais milagrosos. Desvende aqui os mitos e os fatos sobre a saúde e a beleza da pele, cabelos e unhas:

Pele   Cabelos   Unhas
 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
DOENÇAS DE PELE,
CABELOS E UNHAS
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down