Especialidade | Manchas na Pele
Barra Up
TRATAMENTOS PARA
MANCHAS NA PELE
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

MANCHAS NA PELE

 
 
Frase Dermatologia
 
 
 

ManchaAs manchas na pele são quase sempre implacáveis e uma das principais razões da insatisfação feminina em frente ao espelho. Provocadas por diversos fatores, como exposição solar prolongada, acne, alterações hormonais e envelhecimento, as manchas podem se manifestar de diversas formas, cores e tamanhos no corpo e, por isso, precisam ser combatidas da maneira adequada.


No mercado, o que não faltam são opções para deixá-las cada vez mais imperceptíveis da pele. Apesar disso, o tratamento e o procedimento ideal para cada tipo de problema devem ser indicados somente por um médico dermatologista, de acordo com as características das marcas apresentadas.


Se a intenção é se livrar delas, a dica é: quanto antes começar o tratamento para manchas na pele, maiores são as chances de sucesso. A prevenção também é importante, nunca esquecendo de passar protetor solar de fator mínimo 15.


Bullet 2PRINCIPAIS CAUSAS:

• Alterações na produção de melanina (pigmento da pele)
• Infecções (micoses, vírus)
• Distúrbios hormonais (cloasmas)
• Alterações vascular
• Tumores
• Exposição ao sol
• Marcas de acne

Bullet 2TIPOS DE MANCHAS

  • MANCHAS DE ENVELHECIMENTO (SENIS)

PeelingConforme a idade chega, as áreas expostas ao sol, como rosto, braços e pescoço também começam a apresentar as chamadas manchas senis. Normalmente, surgem de forma acentuada a partir dos 40 anos, porém já se inicia aos 30 anos. É o resultado da ação do sol e da idade aliada ao fator genético. A ação na pele é caracterizada pela perda de colágeno e elastina, proteínas que dão firmeza e elasticidade a pele; redução de tecido gordurosa e de retenção hídrica, fatores que causam o ressecamento; bem como a diminuição da estrutura óssea, normal com o avançar da idade, que ocasiona a formação de sulcos e contribui para a flacidez. As marcas na pele são escuras (melanoses solares) aliadas a manchas brancas ou mais claras que a pele normal (leucodermia solar) e manchas arroxeadas (púrpura senil).

  • MANCHAS DE MELASMAS

PeelingSão manchas castanhas irregulares que aparecem em áreas do corpo mais expostas ao sol, como colo, braços, mas principalmente o rosto. Geralmente, surgem de uma combinação entre predisposição genética e exposição solar. Normalmente elas estão relacionadas a uma mistura de exposição solar com a influência do hormônio feminino, por isso estão mais associadas à gestação e ao uso de anticoncepcionais, além de algumas medicações.

  • MANCHAS CAUSADAS PELA GRAVIDEZ (CLOASMAS)

PeelingConhecidas como Cloasmas, essas manchas nada mais são do que os melasmas que ocorrem durante a gravidez. Elas são de formatos irregulares, em geral mais escuras que o resto da pele, e que aparecem com freqüência no rosto. Essas manchas escuras surgem principalmente nas maçãs da face, testa, nariz, lábios e têmporas. Podem aparecer devido as mulheres ficam mais suscetíveis devido à variação hormonal e à predisposição genética. Normalmente, a tendência é que eles passem após a gestação, mas tomar cuidado com a exposição solar ajuda a preveni-los ou evitar que se agravem.

  • MANCHAS CAUSADAS POR CICATRIZES E LESÕES

PeelingAlgumas pessoas podem ficar com a pele manchada após um machucado ou lesão na pele. São exemplos a acne, as queimaduras e machucados. Picadas de insetos também podem deixar a pele manchada. A princípio as cores são roxas ou rosadas, podendo tornar-se castanhas, pois o organismo deposita melanina nos locais na inflamação, principalmente em pessoas morenas ou bronzeadas. Normalmente é difícil evita-las, mas o ideal para quem tem essa tendência é não expor tanto a área ao sol.

  • MANCHAS EM ÁREAS SENSÍVEIS (DERMATITE DE CONTATO)

PeelingGeralmente são dermatites de contato causadas da fricção da pele com a pele ou mesmo com tecidos, cera, lâminas para depilação ou de barbear, entre outros, podem causar um tipo de alergia mais forte e resultar em manchas, principalmente em áreas como axilas, virilha, pernas e cotovelos. Caracterizadas pelo tom marrom, não possuem um formato padrão, podendo ser grandes ou pequenas.

  • MANCHAS CAUSADAS POR ALIMENTOS

PeelingSabe a famosa mancha do limão em contato com o sol? O nome técnico para ela é fitofotodermatoses, e essa não é a única fruta com que você deve se preocupar: as cítricas também podem causar esse problema. Caso o sumo desses alimentos entre em contato com sua pele, a melhor forma de prevenir a mancha é lavando o local e evitando sua exposição ao sol o mais rápido possível. A queimadura pode ser mais leve, tornando a região escura após alguns dias, ou ser mais grave, ficando avermelhada ou mesmo deixando bolhas.

  • MANCHAS DE SARDAS

PeelingDe formato arredondado ou geométrico, surgem principalmente no rosto devido à predisposição genética da pessoa que tem a pele clarinha, como os ruivos e loiros naturais. Apesar de muitas vezes parecerem fazer parte da pessoa, as sardas são manchas decorrentes da exposição solar que normalmente aparecem na infância e adolescência, aumentando conforme a pessoa toma sol. Ela é mais comum em pessoas com fototipo claro, pois a pele não está tão adaptada à exposição solar. No geral, elas não são perigosas nem evoluem em si para tumores malignos, mas podem indicar que a pessoa está se expondo mais ao sol do que deveria.

Bullet 2PREVINA TODO DIA!


Se você fizer virar rotina o uso de protetor solar no rosto e nas outras áreas expostas ao sol já estará prevenindo vários tipos de mancha, isso porque os raios solares têm efeito cumulativo e, mesmo que na hora não aconteça nada, em alguns anos as manchinhas podem surgir. Converse com sua dermatologista para saber qual filtro solar é ideal ao seu tipo de pele e use um próprio para o rosto e outro para o corpo.


Usar creme hidratante após o banho e beber muita água deixam a pele hidratada e mais protegida também. Uma pele bem cuidada é mais difícil de ser agredida. E lembre-se: mesmo sem mancha, o ideal é marcar com seu médico duas vezes ao ano, pelo menos. É importante que ele avalie sua pele e, seja qual for o tipo de mancha, ele assim poderá recomendar o melhor procedimento se for o caso.

 
 
 

Conheça diferentes tratamentos
para as Manchas na Pele

 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
TRATAMENTOS PARA
MANCHAS NA PELE
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down