Barra Up
DOENÇAS DE PELE,
CABELOS E UNHAS
ATENDIMENTO IPE SAÚDE
DE SEGUNDA À SÁBADO
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

MITOS E FATOS

 
 
 
     
 
Frase Mitos e Fatos Unhas
 
 

PELE

 

PeleO nosso corpo é totalmente recoberto de pele, portanto, ela é fundamental na nossa proteção e cuidar dela faz toda a diferença quando falamos em saúde. Será que você sabe cuidar corretamente da sua pele e você não está acreditando em crendices. Muito do conhecimento popular sobre como manter a pele saudável e jovem por mais tempo é desatualizado ou simplesmente não é verdade. O que é verdade e o que não passa de crença quando se fala em cuidados com a pele? Fique sempre atento as alterações em sua pele. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficiente e rápido será o tratamento. Para ajudar a cuidar mais e melhor de sua pele, selecionamos algumas dúvidas comuns:


Bullet 2Os furúnculos são uma doença do sangue?

Mito. Os furúnculos são causados por uma bactéria da própria pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.

Bullet 2Os furúnculos sempre voltam? Quem teve um, vai ter outros?

Mito. Os furúnculos podem ocorrer de forma repetitiva (furunculose de repetição) ou em um episódio isolado. A pessoa que teve um furúnculo pode não ter outro nunca mais.

Bullet 2A alimentação tem influência sobre as espinhas?

Verdade. Apesar de não ser a causa das espinhas, estudos recentes comprovaram que a alimentação pode influir no curso da doença. É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins e dietas de alto teor glicídico (açúcares). No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença. Portanto, se você percebe que suas espinhas pioram com determinados alimentos, evite-os.

Bullet 2 Masturbação causa espinhas?

Mito. O surgimento das espinhas ocorre na mesma época em que os jovens descobrem a sexualidade e a masturbação. Vem daí a crença. Saiba mais sobre a acne.

Bullet 2O sol melhora as espinhas?

Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

Bullet 2Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?`

Mito. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a "suposta" espinha. Saiba mais sobre o câncer de pele.

Bullet 2Não se deve operar sinais senão podem virar câncer?

Mito. É frequente alguém dizer: "o fulano tinha um sinal que foi operar e virou um câncer. Não devia ter mexido...". Com toda certeza já era um câncer antes de ser operado. Operar um sinal ou pinta não provoca a sua transformação em câncer da pele.

Bullet 2Pintas e sinais podem virar câncer?

Verdade. Alguns tipos de sinais, como os nevos pigmentados (sinais escuros), podem se transformar em um câncer da pele chamado de melanoma.

Bullet 2Psoríase e vitiligo são doenças contagiosas?

Mito. A psoríase e o vitiligo não oferecem o menor risco de contágio para qualquer pessoa que entre em contato com os portadores da doença.

Bullet 2Psoríase e vitiligo não tem cura?

Mito. A psoríase e o vitiligo podem ser curados clinicamente, com o desaparecimento completo dos sintomas e recuperação total da pele. Entretanto, não se pode afirmar que a doença nunca mais voltará a manifestar seus sintomas.

Bullet 2Estrias não tem cura?

Verdade. As estrias são irreversíveis, e os tratamentos disponíveis (mesoterapia, subcisão, dermoabrasão, peelings e uso de certos tipos de ácidos ou laser) apenas visam melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor. Nenhum tipo de tratamento pode, ainda, fazer a pele voltar ao que era antes.

Bullet 2Usar óleo de amêndoas para hidratar a pele evita as estrias da gravidez?

Mito. As estrias ocorrem em pessoas com tendência a elas. Mulheres que usaram hidratantes podem ter estrias e mulheres que não usaram podem não ter. De qualquer forma, recomenda-se a hidratação profunda da pele pois pode ajudar a evitá-las, mas não são a certeza de que elas não vão aparecer.

Bullet 2Cremes para estrias funcionam?

Mito. Os cremes para estrias atualmente comercializados não acabam com as estrias porque elas são irreversíveis. Mesmo os cremes a base de ácidos, formulados pelos médicos, e que são mais ativos que as substâncias presentes nos cremes comerciais, tem apenas um efeito de melhora sobre o aspecto das estrias.

Bullet 2Banho demais faz mal à pele?

Verdade. A água não faz mal à pele porém, o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades com clima seco.

Bullet 2Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?

Verdade. Em pessoas com pele oleosa, a água quente pode estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa.

Bullet 2Passar soro fisiológico na pele faz bem?

Mito. Soro fisiológico é só água e sal, não tem qualquer efeito benéfico para a pele.

Bullet 2A luz da tela de computadores e a "luz fria" de escritórios causam o envelhecimento da pele?

Mito. A quantidade de radiação ultra-violeta emitida pela tela dos computadores e pela luz fria é muito pequena e insuficiente para causar danos à pele.

Bullet 2Pele oleosa envelhece menos?

Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Bullet 2Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?

Mito. A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado.

Bullet 2Usar hidratantes após o sol evita o envelhecimento da pele?

Mito. A hidratação não vai evitar o envelhecimento da pele, combaterá apenas o seu ressecamento. Outras medidas devem ser tomadas para se evitar o envelhecimento cutâneo.

Bullet 2Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?

Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo.

Bullet 2Câmaras de bronzeamento fazem mal à pele?

Verdade. A exposição aos raios ultra violeta provenientes do sol ou das câmaras de bronzeamento são danosos à pele, desencadeando o fotoenvelhecimento e predispondo-a ao câncer de pele.

Bullet 2Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais?

Mito. Com um protetor solar FPS 15, a pele leva um tempo 15 vezes maior para se queimar do que sem proteção nenhuma. Com FPS 30, este tempo é 30 vezes maior, e assim por diante. Saiba mais sobre Filtros Solares e FPS.

Bullet 2Mesmo filtros solares de FPS alto devem ser reaplicados a cada 2 horas?

Verdade. Se a pessoa vai ficar exposta ao sol após um intervalo de tempo superior a 2 horas desde a última aplicação do filtro solar, deve reaplicá-lo para obter uma proteção eficaz e atingir o FPS do protetor.

Bullet 2Desodorante anti-transpirante provoca câncer de mama?

Mito. Não existe nenhuma relação entre o uso do desodorante anti-transpirante e o surgimento de câncer de mama. Este tipo de desodorante pode provocar um quadro obstrutivo das glândulas sudoríparas das axilas, formando nódulos inflamados e dolorosos na região. Saiba mais sobre a hidradenite.

Bullet 2A toxina botulínica deixa a pessoa sem expressão?

Mito. Quando o procedimento é realizado sem exagero, tratando apenas os grupamentos musculares que produzem mais rugas, a expressão da pessoa não é afetada. Vale a pena lembrar que nem todas as pessoas formam "pés de galinha" ao sorrir, portanto, porque o uso da toxina tiraria a expressão?

Bullet 2Lixar os calos vai fazer com que eles desapareçam?

Mito. O calo é uma resposta da pele a um traumatismo constante. A pele engrossa para se tornar mais resistente. Lixar o calo vai apenas desbastá-lo, afinando a pele, no entanto, o calo voltará a crescer se a sua causa não for eliminada.

Bullet 2Cremes podem acabar de vez com a celulite?

Mito. Os cremes para celulite não tem a capacidade de alterar a estrutura do tecido gorduroso e o seu uso exclusivo não vai acabar de vez com a celulite. O tratamento da celulite depende de mudanças de hábitos alimentares e de saúde.

Fonte: Guia Dermatologia.net
 
     
 


Quando os cuidados com a pele começam cedo, evitamos o surgimento mais tarde de problemas. No entanto, antes de fazer loucuras em nome da beleza, é importante saber diferenciar a ficção da realidade na hora de apostar em produtos e rituais milagrosos. Desvende aqui os mitos e os fatos sobre a saúde e a beleza da pele, cabelos e unhas:

Pele   Cabelos   Unhas
 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
DOENÇAS DE PELE,
CABELOS E UNHAS
ATENDIMENTO IPE SAÚDE
DE SEGUNDA À SÁBADO
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down