Blog

HERPES NO FRIO: A DOENÇA É MAIS COMUM DURANTE O INVERNO?

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples, que se manifesta por meio de coceiras e feridas, como úlceras e bolhas, ao redor da boca ou na região genital, além de febre na primeira infecção. Os sintomas podem aparecer em qualquer época do ano, mas será que a doença é mais comum durante o inverno por causa do frio?

Herpes é tão comum no inverno quanto no verão

Segundo a dermatologista Juliana Fonte, as taxas de incidência do herpes são praticamente as mesmas no inverno e no verão. “O herpes pode surgir com frequência bem semelhante em ambas as estações. No inverno, o excesso de frio pode rachar os lábios e facilitar o surgimento da infecção”, afirma a especialista.

Por outro lado, no verão, o excesso de sol pode agredir os lábios e favorecer o desenvolvimento da infecção. É importante ficar atento ainda a grandes mudanças de temperatura, como a aproximação de uma frente fria, que também podem facilitar o aparecimento dos sintomas do herpes.

Usar hidratantes labiais no inverno evita crises do herpes

As principais formas de prevenção das crises, segundo a profissional, não mudam de acordo com a estação do ano. “Tanto no inverno quanto no verão, recomenda-se hidratação dos lábios com hidratantes labiais que tenham filtro solar na sua formulação”, diz Juliana, já que a radiação ultravioleta atrapalha a ação do sistema imunológico no combate a infecções como o herpes.

Outras medidas bastante indicadas pelos médicos são praticar atividades físicas regularmente, adotar cuidados para controlar o estresse do dia a dia e manter uma alimentação saudável. Nas refeições, invista em alimentos ricos em lisina, um aminoácido presente em ovos, peixes e carnes, e que ajuda a evitar o aparecimento dos sintomas. Para a prevenção contra manifestações recorrentes da doença, a lisina também pode ser suplementada, por isso, converse com seu médico, que vai apontar o melhor curso para o tratamento.

Reportagem com participação da Dra Juliana Fonte para o portal Cuidados Pela Vida.

Share:

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697