Barra Up
TRATAMENTOS PARA
ESPINHAS E ACNE
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

MITOS E FATOS

 
 
 
     
 

Quando os cuidados com a acne em nossa pele começam cedo, evitamos o surgimento de marcas profundas no rosto. Para não sofrer com as consequências, confira alguns mitos e verdades sobre o assunto:

 
 

acne

 

Bullet 2 Ansiedade e estresse pioram a acne?

Verdade. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

Bullet 2 A alimentação tem influência sobre as espinhas?

Verdade. Apesar de não ser a causa das espinhas, estudos recentes comprovaram que a alimentação pode influir no curso da doença. É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins e dietas de alto teor glicídico (açúcares). No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença. Portanto, se você percebe que suas espinhas pioram com determinados alimentos, evite-os.

Bullet 2Masturbação causa espinhas?

Mito. O surgimento das espinhas ocorre na mesma época em que os jovens descobrem a sexualidade e a masturbação. Vem daí a crença.

Bullet 2O sol melhora as espinhas?

Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

Bullet 2Uma espinha espremida pode virar câncer da pele

Mito. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a “suposta” espinha.

Bullet 2Espremer a espinha piora?

Verdade. O quadro de inflamação aumenta, provocando cicatrizes e outras lesões.

Bullet 2A acne pode surgir no período da menstruação?

Verdade. O especialista explica que durante o ciclo menstrual, os hormônios ficam mais elevados deixando a pele mais propícia ao mal. Além disso, a TPM (tensão pré/pós menstrual) causa mais estresse e nervosismo, o que também favorece o surgimento da acne.

Bullet 2Lavar bastante o rosto pode prevenir a acne?

Mito. Lavar o rosto excessivamente pode trazer o efeito contrário e aumentar o quadro. Mesmo que a pele seja oleosa, lavar muito a pele pode ressecá-la porque altera o equilíbrio hídrico, deixando a tez mais oleosa. O ideal é fazer a limpeza no máximo três vezes ao dia e com produtos adequados.

Bullet 2Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas?

Verdade. Para manter uma pele saudável, é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou oleosos, podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles oleosas. Produtos oil free são os mais indicados neste caso.

Bullet 2O clima interfere na qualidade da pele?

Verdade. No verão, o suor, associado ao uso de filtros solares gordurosos, pode piorar a oleosidade da pele.

Bullet 2A acne é hereditária?

Verdade. Existe uma predisposição genética para o seu aparecimento, sim. Portanto, se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também tenha o problema.

Bullet 2Chocolate provoca espinhas?

Mito. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate, tenha relação com a acne.

Bullet 2Anticoncepcional que provoca acne?

Mito. Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que a melhoram, pois diminuem a captação do hormônio testosterona periférico, junto aos receptores da glândula sebácea.

Bullet 2Creme dental diminui a espinha?

Mito. A pasta de dente não contém substâncias efetivas para o tratamento do problema. Em longo prazo, pode inclusive ocorrer uma piora da condição, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.

Bullet 2Posso resolver meus problemas de acne apenas com limpeza da pele e “pomadinhas”?

Mito. Existem diversas formas de combater as espinhas, dependendo da gravidade do problema e de quão avançada ela está. O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, antibióticos ou ácido retinoico. O tratamento oral é feito com antibióticos ou com retinoide. O retinoide oral para acne (substância derivada da vitamina A, conhecida como isotretinoína), reduz o tamanho das glândulas sebáceas e modifica a composição das gorduras contidas no sebo, além de reduzir a inflamação. O dermatologista é quem poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.

 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
TRATAMENTOS PARA
ESPINHAS E ACNE
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down