Blog

EMOÇÕES À FLOR DA PELE

emocao-e-pele


Um dos órgãos mais vulneráveis às emoções é a pele. Ela e o nosso sistema nervoso estão intimamente relacionados e tais emoções podem influenciar a saúde de nossa pele, desencadeando ou agravando uma doença.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada três pacientes com “doenças cutâneas” uma é de origem emocional. Os motivos podem ser variados: uma demissão no trabalho, uma crise financeira, a perda de um familiar, a separação. Estados como depressão, ansiedade ou estresse modificam alguns componentes químicos cerebrais desencadeando sintomas físicos como coceira, descamação, manchas e escoriações. São as chamadas psicodermatoses.

 

Os dermatologistas têm um papel fundamental em diagnósticos como estes. São eles que vão ajudar a identificar a origem do problema, indicando não só medicamentos, mas também dependendo do caso um acompanhamento psicológico. Definitivamente um tratamento multidisciplinar. Se o problema não for descoberto e posto em tratamento, é possível que haja evolução para quadros de automutilação, ou seja, as constantes coceiras podem abrir feridas profundas na pele.

 

Conheça as 7 principais doenças de pele de fundo emocional:

 

1) VITILIGO 

 

estetica-vitiligo

 

Distúrbio em que ocorre perda de melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Surgem manchas lisas e esbranquiçadas.

 

Sua causa está relacionada com a predisposição genética. Trata-se de doença autoimune, onde o próprio sistema de defesa entra em curto e produz anticorpos que destroem essas células. Fatores emocionais como a tristeza por perdas (morte ou separação) podem desencadear ou piorar as manifestações da doença.

 

2) ACNE

 

estetica-acne2

 

Doença inflamatória em que as glândulas sebáceas produzem muito óleo, a ponto de fechar os poros, promovendo o ataque de bactérias. Confrontada à acne típica da adolescência, a da mulher adulta provoca espinhas mais inflamadas, doloridas e profundas, sobretudo no queixo, na região da mandíbula e no pescoço.

 

Suas causas estão relacionadas a hereditariedade, mudança hormonal, calor, cosmético oleoso. O fator emocional como o estresse promove uma descarga de cortisol, que estimula a síntese do hormônio masculino e faz a glândula sebácea trabalhar mais.

 

3) ALOPECIA AREATA 

 

estetica-areata

 

Desordem que produz queda de cabelo súbita, deixando falhas em áreas arredondadas do couro cabeludo.

 

Sua causa é de tendência hereditária e é mais comum entre os 20 e os 50 anos, sendo que 70% dos pacientes têm o primeiro episódio antes dos 25. Pode ser passageira ou persistente. Os fatores emocionais do desencadeamento da doença podem estar relacionados ao estresse ou a um trauma, dando início à produção de anticorpos contra o folículo piloso.

 

4) PSORÍASE

 

estetica-psoriase

 

Inflamação crônica distinguida por lesões avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Aparecem nos cotovelos, joelhos, no couro cabeludo e nas unhas ou espalhadas pelo corpo. Às vezes ataca as articulações. Dos cerca de 5 milhões de brasileiros atingidos pela psoríase, um quarto enfrenta estágios de moderado a grave, com impacto na qualidade de vida.

 

Suas causas têm relação com a genética, sendo atualmente doença sistêmica, devido à sua associação com obesidade e doenças cardiovasculares. Pessoas tensas e perfeccionistas estão mais sujeitas a desenvolver a doença, desencadeada muitas vezes pelo estresse. Irritações na pele e a baixa umidade do ar podem ocasionar e complicar as crises, que se instalam quando o ritmo de renovação da pele se acelera devido a alterações nas defesas locais.

 

5) DERMATITE ATÓPICA

 

estetica-dermatosespele

 

Erupções e crostas na face, no couro cabeludo, pescoço, nas mãos, nos pés, dobras dos braços e das pernas provocadas por inflamação crônica. A coceira é tão intensa que há risco de a pessoa se ferir e infectar as lesões. Mais comum em portadores de asma e de rinite alérgica. É mais comum na infância, tendendo a melhorar com o passar dos anos, mas pode também iniciar e persistir na vida adulta.

 

A causa está relacionada à genética. Banho quente, sabonetes e atrito da toalha podem ressecar a pele e provocar lesões. O estresse é um fator que agrava ainda mais o problema, surgindo novas feridas e mais coceiras. Essa dermatite atinge mais de 3,5 milhões de brasileiros.

 

6) DERMATITE SEBORREICA

 

estetica-caspa

 

Inflamação da pele que produz vermelhidão, coceira e descamação nas áreas de maior concentração de glândulas sebáceas no corpo: em torno do nariz, nas sobrancelhas, atrás da orelha, na face e no peito. No couro cabeludo, pode acarretar a incômoda caspa.

 

Suas causas ainda não são esclarecidas, mas sabe-se que a presença de um fungo, o Pityrosporum Ovale, bem como o estresse elevado deflagram os episódios. Clima seco e alterações hormonais também podem desencadear os surtos. Essa dermatite atinge 18% da população mundial, a maioria entre 18 e 45 anos.

 

7) HIPERIDROSE

 

estetica-depilacaolaser

 

A hiperidrose cortical ou emocional é uma forma de hiperidrose generalizada, provocando suor constante e excessivo. Ela é mais evidente em certas áreas como axilas e palma das mãos.

 

A causa deste quadro é agravada ou desencadeada por fatores ou estados emocionais. As glândulas sudoríparas são normais e não ocorre alteração da colinesterase. O estresse é considerado como parte fundamental.

 

Se você identificou algum desses sintomas, fique atento! Cuide já da sua pele e de seu estado emocional.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697