Barra Up
Dra Juliana Fonte
   
 

OLHEIRAS

 
 
Frase Dermatologia
 
 
 

Peelingolheira é um problema que atormenta muitas mulheres. Ela se forma por uma concentração anormal de vasinhos ou melanina sob a pele na região dos olhos, o que deixa a pálpebra inferior escurecida.


Tem hora que nem corretivo, base e toda a maquiagem do mundo dão jeito nas temidas olheiras. Elas são o resultado de três fatores que agem conjuntamente. A ação do depósito na pele de melanina (pigmento que dá cor à pele) somada à alteração na microcirculação local causando o escurecimento da região e a atrofia da gordura infrapalpebral.


Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, o conjunto de vasinhos acaba se evidenciando. As olheiras são mais frequentes em pessoas de pele morena que produz maior quantidade de melanina.


Bullet 2PRINCIPAIS CAUSAS


As olheiras além de nos deixarem com aspecto mais cansado e envelhecido, elas podem ser causadas por outros fatores, além da fadiga. Alguns fatores externos ainda também podem agravar o problema, como exposição exagerada e sem proteção ao sol, alguns remédios, o álcool e o sal em excesso nas comidas.


Confira as principais causas para olheiras:


Genética:
Esse é o fator mais comum, principalmente entre os descendentes de árabes e latinos. As pessoas de pele morena tendem a apresentar mais pigmentação na região das pálpebras.


Vascularização:
 Alguns fatores estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região, como fumo, bebida em excesso, privação de sono, estresse, alergia, período da menstruação, má alimentação, etc. Vale lembrar que a pele ao redor dos olhos é vinte vezes mais fina que a do resto do corpo, o que justifica a maior transparência diante dessas situações.


Pele fina
: Com o avanço da idade, a pele fica mais fina, o que pode transparecer os vasinhos da região. Se juntar com os aspectos descritos acima, quando há uma congestão dos vasos, a tonalidade arroxeada fica ainda mais aparente.


Flacidez:
 Surge com a perda de colágeno na região, além do aparecimento de bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos.


Deposição de pigmento:
 As manchas surgem pelo excesso de melanina na região. Esse fator pode estar diretamente ligado com a hereditariedade.

PeelingBullet 2TIPOS DE OLHEIRAS


Existem pelo menos quatro tipos de olheiras, causadas por mudanças no nosso organismo e que devem ser tratadas de maneiras diferentes:


Constitucionais:
São olheiras acastanhadas e fundas caracterizadas pela anatomia da face. O globo ocular fica alojado em um orifício que, neste caso, é anatomicamente mais profundo e recoberto por uma pele muito fina que permite transparecer a sombra da cavidade. Muito comum nas etnias indiana e árabe. O tratamento com laser (luz intensa pulsada) e o preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma boa opção para este caso. 


Melânicas:
Olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento que fornece o tom a pele), que, por sua vez, é desencadeado pelo excesso de sol ou estímulo hormonal. Os tratamentos que favorecem a despigmentação apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.


Sanguíneas:
Olheiras arroxeadas causadas por acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro). Os tratamentos que favorecem a microcirculação e agem como quelantes de ferro apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.


Vasculares:
Olheiras azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. Tendem a agravar-se em situações de stress e cansaço, quando a circulação sanguínea da região se torna parcialmente comprometida. Os tratamentos que favorecem a microcirculação apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.


Bullet 2OLHEIRAS TEM SOLUÇÃO?


Confira abaixo a reportagem da TV Record realizada comigo sobre as olheiras:


Bullet 2PRINCIPAIS TRATAMENTOS


Ao contrário do que reza a lenda, o bom e velho corretivo não é a única solução para as incômodas marcas. Os tratamentos estéticos existem, sim, e são mais eficazes do que se imagina. Apesar de haver muitos paliativos, os tratamentos estéticos podem melhorar muito seu aspecto, mas deve vir acompanhado de mudança de hábitos ruins.

Preenchimento Laser Laser CO2
Preenchedores a base de ácido hialurônico diminuiem a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras...

Saiba mais

A vantagem é que a luz intensa pulsada não remove o tecido e nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento, com rápida recuperação. Outra vantagem é que sua ação estimula a derme a formar um novo colágeno...

Saiba mais

O laser pode ser utilizado para promover o rejuvenescimento da pálpebra e melhora da flacidez, tônus e bolsas, além da mancha de escurecimento...

Saiba mais

Cremes Clareadores
 
Peeling Peeling  
O peeling químico também pode ser empregado nestas áreas promovendo a troca de pele local, estimulando a formação de uma nova pele saudável...

Saiba mais

Melhora a circulação local e diminuir o depósito de pigmento podem resolver o problema, mas muitas vezes não são suficientes. Associados a esses cremes, existem substâncias calmantes e nutritivas que melhoram o aspecto da pele local.
   
 
 

CONHEÇA OUTROS PROCEDIMENTOS

  • Btx Rugas
  • Peeling Qumico
    Peeling Químico
  • Preenchimento
    Preenchimento
  • Luz Pulsada
    Luz Pulsada
  • Microagulhamento
    Microagulhamento
  • Laser CO2 Fracionado
    Laser CO2 Fracionado
  • Criocirurgia
    Criocirurgia
  • Depilao a Laser
    Depilação a Laser
  • Subciso
    Subcisão
  • Remoo de Verrugas
    Remoção de Verrugas
  • Remoo de Xantelasma
    Remoção de Xantelasma
  • Remoo de Sinais
    Remoção de Sinais
  • Remoo de Lipoma
    Remoção de Lipoma
  • Unha Encravada
    Cantoplastia na Unha
  • Drenagem de Abscesso
    Drenagem de Abscesso
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
Barra Down