Blog

CUIDADOS COM A PELE NO CARNAVAL

carnaval

Chegamos ao tão esperado Carnaval. É tempo de cair na folia, pular, se fantasiar e se divertir. Mas é importante tomar alguns cuidados especiais para conseguir chegar no último dia de folia com a mesma animação que os primeiros e não deixar um probleminha de pele acabar com a sua festa!

Para que o excesso cometido na folia não reflita em nossa pele, além dos cabelos e unhas, preparei então algumas dicas para vocês:

PROTETOR SOLAR

O filtro solar é indispensável. Procure um fator de proteção para reaplicar poucas vezes durante o dia (fator 60, por exemplo) e evite exposição nos períodos de pico de sol, das 10 às 16h. O fator mínimo de proteção recomendado é o 30. Quem tem pele oleosa deve optar por produtos oil free. É importante aplicar o filtro pelo menos meia hora antes da exposição ao sol.

LÁBIOS

Para evitar ressecamento e rachaduras nos lábios, vale investir em hidratantes de boca e batons com fator de proteção.

HIDRATAÇÃO

Beba muita água. Manter-se hidratada ajuda a pele e todo o corpo. Além disso, use hidratante pós-sol, eles contêm ingredientes que acalmam a pele, suavizando os efeitos do sol e ainda ajudam a manter o bronzeado.

ÁGUA TERMAL

É uma boa pedida para quem quer se refrescar e manter a pele macia, hidratada e com elasticidade.

EVITE FRUTAS CÍTRICAS

Cuidado com o contato de sua pele com frutas cítricas, como limão e manga, quando estiver exposta ao sol. Misturadas aos raios solares elas provocam manchas e até queimaduras de segundo grau.

ROUPAS E FANTASIAS

Evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, principalmente em crianças. Prefira roupas de algodão, leves e claras.

MAQUIAGEM

Antes de aplicar a maquiagem, limpe bem a pele com um sabonete neutro facial e deixe-a hidratada. Para isso, aplique um hidratante ideal para o seu tipo de pele. O primer também pode ser usado e ajuda não apenas a fixar mais a maquiagem, como a deixar a pele lisinha, suavizando linhas de expressão ou marcas de acne.

Tão importante quanto preparar a pele para aplicar a maquiagem é removê-la de maneira adequada. Há vários produtos com essa finalidade como: loções (mais leves e indicadas para peles oleosas), cremes (textura mais oleosa, limpa e hidrata a pele) e óleos bifásicos (removem as maquiagens à prova d’água, que são mais difíceis de serem removidas). Consulte o seu dermatologista sobre qual é o mais apropriado para o seu tipo de pele.

Use apenas maquiagem infantil nas crianças para os bailes de carnaval. Por terem a pele fina e sensível, os cosméticos de adultos podem provocar nos pequenos dermatite de contato e consequentemente alergia por conterem substâncias químicas para maior fixação.

SPRAY DE ESPUMA

Alegria principalmente das crianças, os sprays de espuma geralmente contêm substâncias tóxicas. Em contato com a pele podem causar alergia; se inalados, podem provocar rinite e asma; e se atingirem os olhos, podem causar conjuntivite. Cuidado!

PÉS

Os pés também sofrem com o agito da folia. Evite usar sapatos apertados e desconfortáveis. Não esfolie os pés nesse momento, a pele mais fina favorece o aparecimento de calos. Use pomadas à base de cânfora ou mentol para relaxar os pés ao final do dia.

Se ficar com bolhas nos pés, não as fure, pois elas podem infeccionar. Nesses casos, opte por sapatos abertos para arejar, pois a bolha vai estourar sozinha e cicatrizar. Para evitar a bolha, não use pela primeira vez um sapato em um dia que se vai andar muito.

CABELO PROTEGIDO

Os cabelos sofrem com os efeitos do sol. A exposição aos raios solares pode acelerar a oxidação da estrutura superficial dos cabelos, deixando-os ressecados e sem brilho. É interessante investir em chapéus e bonés. A dica é usar um leave-in (creme de pentear), óleos protetores ou ainda produtos termo-ativados, que podem ter a mesma função de proteção.

UNHAS

Se levar um pisão e a unha logo ficar roxa, não tente arrancá-la. O crescimento da unha do pé é bem mais lento que o da mão. Somente se a unha estiver muito solta é que se deve tirá-la.

Lembre-se que prevenir sempre é o melhor remédio. Tome muita água! Use filtro solar e chapéu. Aproveite o Carnaval para brincar e se divertir, mas tome sempre cuidado com a exposição ao sol. Cuidar da pele é cuidar da vida. Excelente Carnaval a todos!

Share:

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697