Blog

CHEGADA DO OUTONO PEDE CUIDADOS ESPECIAIS COM A PELE

O outono já começou e durante esta época do ano é necessário que os cuidados com a pele também sejam redobrados. Engana-se quem pensa que com o fim do verão a pele deixa de demandar cuidados especiais.

Com as temperaturas mais baixas no outono, a umidade do ar fica menor e a transpiração corporal cai, fazendo com que a pele fique mais ressecada.

Uma das doenças decorrentes desse período são os eczemas: a pele fica extremamente rachada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas e abdômen. É quando ocorrem as coceiras e a irritação.

Já as crianças, que tem a pele mais delicada, muitas vezes, também apresentam o quadro de dermatite atópica (ressecamento da pele que gera coceira e feridas), que surge, principalmente, em áreas de dobras como cotovelos, joelhos e pescoço. Há ainda a vermelhidão e o ressecamento das bochechas e coceira nos olhos.

Outras doenças como psoríase, caracterizada pela presença de placas vermelhas com descamação na pele e no couro cabeludo; dermatite seborreica, conhecida por caspa, também ganham destaque nessa lista.

A chegada da nova estação tem também o seu lado positivo. No outono é possível realizar tratamentos dermatológicos que exigem o mínimo de exposição ao sol, como é o caso dos peelings e clareamentos de manchas, por exemplo.

Para manter o brilho e proteger a saúde de sua pele, eu trouxe alguns cuidados especiais que você pode tomar para curtir essa nova estação:

1) NÃO ECONOMIZE NO PROTETOR SOLAR

Se engana quem pensa que o filtro só é indispensável quando há sol. Mesmo em dias frios e nublados, o índice de emissão de raios ultravioletas é intenso. Uma alternativa é usar maquiagem que tenha incorporado um fator de proteção solar. Quem tem pelo oleosa, pode optar por produtos em gel ou loções oil free.

2) HIDRATANTES EM ABUNDÂNCIA

A hidratação do corpo e do rosto deve ser feita pelo menos uma vez ao dia – de preferência após o banho. É interessante investir uma vez por semana em uma esfoliação, que retira as células mortas e facilita a absorção dos hidratantes. Para quem tem pele seca, a dica é investir em produtos com componentes antioxidantes e os que são à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia. Importante evitar cosméticos que contenham conservantes irritantes na formulação, como os parabenos e liberadores de formaldeído.

3) CUIDE DE SEUS LÁBIOS

Os lábios também costumam ressecar muito nesse período. Lembre-se de ter sempre em sua bolsa manteiga de cacau ou bastão hidratante labial a base de vitamina E, dexpantenol, lanolina ou apenas vaselina para aplicar nos lábios quantas vezes for necessário durante o dia. Dessa maneira, os manterá protegidos e hidratados.

4) DE OLHO NAS EXTREMIDADES

Joelhos, pés e cotovelos merecem uma atenção especial nessa época. A pele dessas regiões tem deficiência de lubrificação natural por possuir menos glândulas sebáceas. Para contornar o problema, aplique diariamente produtos com dosagem alta de ureia e glicerina  que esfoliam, afinam e hidratam essa pele mais ressecada e grossa.

5) NA HORA DO BANHO

Para a desidratação não piorar, evite o banho extremamente quentes e prolongados. O uso de buchas e esponjas pode ser usado apenas uma vez por semana. Elas tem o lado benéfico de retirar as células mortas, mas por outro lado também retiram a hidratação natural da pele. Por isso, a prudência de uso sem excessos é o melhor caminho. Procure usar sabonetes com base hidratantes como amêndoas, aveia, manteiga de karité ou mesmo sabonetes com base syndet.

Cada estação traz consigo a sua particularidade e depende de nós estarmos preparados para vivê-las da melhor forma, sem que nossa saúde e beleza sejam afetados.

Sejam todos bem-vindos ao outono!

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697