Google
 

COMBATA AGORA O C√āNCER DE PELE!

 
 

DIAGN√ďSTICO E TRATAMENTO DE TUMORES NA PELE.

 

ATENDIMENTO CONVÊNIO E PARTICULAR.

 
   
     
Dermatologista Porto Alegre
Dermatologista Ipe

Marque sua consulta:
(51) 3414.2770 / 3307.2770 / 98692.6697

Rua Mariante, 180 - Sala 304
Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Dermatologista

Dermatologista Porto Alegre

Dermatologia é uma especialização médica para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças da pele, pelos, cabelo e unhas. São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

C√Ęncer de Pele Porto Alegre

O c√Ęncer da pele √© um tumor formado por c√©lulas da pele que sofreram uma transforma√ß√£o e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predisp√Ķem ao in√≠cio desta transforma√ß√£o celular aparece como principal agente a exposi√ß√£o prolongada e repetida √† radia√ß√£o ultra-violeta do sol.

O c√Ęncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das les√Ķes localizam-se nas √°reas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a import√Ęncia da exposi√ß√£o solar para o surgimento do tumor. A prote√ß√£o solar √©, portanto, a principal forma de preven√ß√£o da doen√ßa.

Os tipos mais comuns de c√Ęncer de pele

S√£o tr√™s os tipos mais frequentes. Eles se originam de diferentes c√©lulas que comp√Ķem pele.

Melanoma:¬†originado das c√©lulas que produzem o pigmento da pele (melan√≥citos), √© o c√Ęncer de pele mais perigoso. Frequentemente envia met√°stases para outros √≥rg√£os que podem levar o paciente ao √≥bito, sendo de extrema import√Ęncia o diagn√≥stico precoce para a sua cura.

Carcinoma Espinocelular:¬†segundo tipo mais comum de c√Ęncer de pele, √© originado das c√©lulas da camada espinhosa, tem crescimento mais r√°pido e pode enviar met√°stases √† dist√Ęncia para g√Ęnglios linf√°ticos e outros √≥rg√£os. Tamb√©m √© conhecido como carcinoma epiderm√≥ide e ocorre de forma bem menos frequente que o basocelular.

Carcinoma Basocelular:¬†originado das c√©lulas da camada basal, √© o tipo de c√Ęncer de pele mais frequente (70% dos casos) e com menor potencial de malignidade. Atinge principamente pessoas de pele clara e est√° diretamente relacionado com a exposi√ß√£o solar acumulada ao longo da vida.

O diagnóstico leva em conta o aspecto clínico da lesão, sua coloração e forma e o resultado da biópsia dos tecidos da própria lesão e dos que estão ao seu redor.

O diagnóstico precoce é muito importante, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura.

O tratamento inicial consiste na retirada cir√ļrgica da les√£o e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia s√£o recursos terap√™uticos utilizados nos casos mais graves.

O tipo de tumor é menos importante do que seu tamanho no momento do diagnóstico para determinar o tratamento e o prognóstico.

Digite o seu endereço e receba as dicas da dermatologista Juliana Fonte:

ÔĽŅ