Barra Up
TRATAMENTOS DE
DOENÇAS NO CABELO
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

TRATAMENTOS

 
 
Frase Dermatologia
 
 

DERMATOLOGIA CAPILAR

 
     
 

PeelingConstituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.


O tratamento do cabelo e couro cabeludo contribui não apenas para a parte da estética e vaidade de cada um, mas também para melhorar a autoestima e qualidade de vida.


A queda de cabelo excessiva e outras alterações podem ocorrer por doenças hormonais do ovário ou tireóide, infecções, regimes, remédios, cirurgias, partos e também excesso de estresse. É importante diagnosticar a causa para que o tratamento possa ser específico.


PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS:
LINHA


Calvície Masculina
(Alopecia Androgênica)
 
Calvície Feminina
(Alopecia Androgênica)
 
Pelada
(Alopecia Areata)
   
Manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos levando à "queda dos cabelos", que sofrem um processo de miniaturização.
Pode ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional. A perda deles traz enorme significado em relação à auto-estima sendo motivo frequente de busca de tratamento.
É uma doença de causa desconhecida que atinge igualmente homens e mulheres, caracterizando-se pela queda repentina dos pêlos nas áreas afetadas, sem alteração da superfície cutânea.
       
Dermatite
Seborreica
 
Oleosidade
Excessiva
 
Micose no
Couro Cabeludo
   
Trata-se de uma inflamação na pele de caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. Costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. O tratamento pode controla-lá.
 
Causada especialmente por fatores genéticos responsáveis pelo tipo de cabelo e pela sua capacidade para produzir cebo. O cabelo oleoso é um tipo de cabelo bastante sensível, que exige alguns cuidados.
Uma infecção fúngica que causa coceira e descamação. Pode ser ativado por fatores como estresse, sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, entre outros.
       
Eflúvio Telógeno por Disfunções Hormonais
 
Eflúvio Telógeno por Estresse
 
Eflúvio Telógeno Após Menopausa
   
O sistema hormonal tem um impacto significativo no crescimento do cabelo, e existem várias disfunções hormonais que podem conduzir a desequilíbrios no seu ciclo de crescimento e a queda de cabelos.
 
O estresse e a tensão psico-emocional em excesso elevam níveis hormonais e trazem influência sobre o ciclo de atividade do folículo piloso. Esse processo pode causar queda de cabelos.
 
A queda de cabelo na menopausa acontece devido à diminuição da produção de estrogênio pelo ovário, provocando queda dos níveis de colágeno, que é o principal responsável por manter o cabelo saudável.
       
Eflúvio Telógeno por Deficiências Nutricionais
 
Psoríase do Couro Cabeludo
 
Inflamação do Couro Cabeludo
   
A queda pode indicar a falta de nutrientes que são fundamentais para o crescimento e saúde dos fios. Os principais envolvidos são o ferro, cobre, zinco, iodo, ácido fólico, aminoácidos, vitaminas (biotina, vitamina D, vitamina B2/B5/B6) e ácidos graxos.
 
Semelhante a caspa, mas causa danos mais graves.  Afeta quase todo o couro cabeludo. Geralmente se apresenta sob a forma de grandes placas vermelhas e espessas que se estendem até a frente, um pouco abaixo da linha do cabelo.
 
Inflamações e colisões na cabeça podem ser causadas por várias condições, incluindo dermatite seborreica e foliculite. Embora estas doenças tenham causas diferentes, ambos podem ser incômodos e perigosos se não for tratada.
       
Alopecia em mulheres com ovários policísticos
 
Alopecia
por Tração
 
Pediculoses
(Piolho)
   
A Síndrome dos Ovários Policísticos apresenta uma disfunção hormonal importante na mulher, causando uma série de manifestações físicas e até psíquicas, entre elas a perda de cabelo. O tratamento consiste em regular o sistema hormonal.
 
Perda de cabelo por tensão repetitiva ou prolongada dos fios de cabelo, causada por penteados apertados ou uso de apliques. A doença provoca o surgimento de áreas calvas que resultam da atrofia do bulbo capilar.
 
A pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos pubianos.
 

 

 
 

TRATAMENTO PARA QUEDA DE CABELOS

 
 

 

PeelingAcordar e ver vários fios no travesseiro, perceber a enorme quantidade de cabelo que cai durante o banho ou simplesmente constatar os fios que caíram após pentear o cabelo são situações que assustam e tiram o sono de qualquer um. A queda de cabelo se dá por motivos como estresse, insônia, má alimentação, problemas de saúde, faltas de vitaminas e, também, por causas genéticas, hormonais e medicamentosas.


O ciclo normal do cabelo compreende crescimento, queda e substituição. Cair alguns poucos fios por dia é normal e até necessário para que nasçam novos fios, mais sadios. Uma queda normal pode levar à perda de 100 fios de cabelos por dia. Quando a queda é abundante, ela sempre é notada, por causa de seu acúmulo nas roupas, no pente ou na escova.

 

bullet INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS


Cada patologia tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico. Para chegar ao tratamento correto é necessário realizar uma checagem completa das possíveis origens da queda de cabelo:

  • Análise do histórico clínico de uso de medicamentos e exames laboratoriais, como o exame de excesso de vitamina A.

  • Verificação da presença de doenças como diabetes, câncer, infecções, anemia.

  • Identificação de alterações hormonais como hipo e hipertireoidismo.

  • Investigação de regimes alimentares que estão em andamento ou foram feitos antes da queda de cabelo.

  • Observação de outros fatores indiretos que podem estar causando a queda.


bullet TRATAMENTO
S DISPONÍVEIS


Uma vez que a causa da queda de cabelo é identificada, o tratamento adequado deve ser feito. Atualmente os tratamentos para a queda de cabelo disponíveis são:

  • Readequação de hábitos do dia-a-dia.

  • Uso de medicamentos tópicos para estimular o crescimento.

  • Uso de laser também para estimular o crescimento dos fios.


bullet O QUE ESPERAR DO TRATAMENTO
?


A evolução e os resultados de cada tratamento variam de pessoa para pessoa e depende do diagnóstico realizado na consulta, da gravidade do problema, da escolha correta do tratamento e também muito da disciplina do paciente que nos procura. A queda capilar é uma das maiores preocupações entre os paciente, e este sinal clínico pode demorar entre 2 a 4 meses para diminuir seus sintomas. Avaliamos resultados do tratamento pela reposição de cabelos e não somente pela queda.


A ansiedade e a disciplina a ansiedade é uma grande inimiga do tratamento capilar. Há casos em que ela agrava ainda mais a queda, mesmo com paciente já tendo iniciado o tratamento.


A disciplina em usar medicamentos de forma correta e realizar os procedimentos conforme orientação são essenciais para a obtenção de resultados. É importante que o paciente siga a risca as orientações do receituário médico.


bullet O QUE PODE ACONTECER NO TRATAMENTO? 


Desde que o paciente siga as orientações corretas e não desenvolva nenhum tipo de incompatibilidade com o tratamento proposto, os resultados deverão aparecer após algumas semanas ou meses. Normalmente propomos tratamentos que visam melhorar a saúde do couro cabeludo e das raízes capilares, para que assim consigamos os resultados almejados.


É comum, em alguns casos, percebermos um discreto aumento da queda capilar que já havia sido normalizada após 6 meses de tratamento.


Isto ocorre porque o tratamento força os cabelos, que já estavam sem muita condição de crescimento e fortalecimento, a se soltarem do couro cabeludo. E assim, as raízes de onde estes cabelos se soltaram passam a produzir um cabelo mais forte, longo e muito mais saudável.


Outros casos em que a queda capilar volte a aumentar pode ser necessário um novo diagnóstico para verificar fatores novos.

 
     

Conheça um novo procedimento
para o combate a queda de cabelos

 
 

OUTRAS ESPECIALIDADES NA DERMATOLOGIA

 
 

 

 
 

Especialidades para diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele e unhas, assim como para tratamentos para a beleza da pele.

 
 

 

 
 
Pele   Cabelos   Cabelos
 
     
ÚLTIMOS POSTS
BOTOX: POR UM ANO NOVO SEM RUGAS
A pele é um dos órgãos que mais sofre com a ação do tempo. Isto…[Ler Mais]
TRANSPLANTE CAPILAR PODE SER SOLUÇÃO PARA CALVÍCIE E PARA AUTOESTIMA
A calvície ou perda de cabelo causam grande desconforto e afetam a autoestima de muitos…[Ler Mais]
CONHECENDO MAIS DO MD CODES™ VISIONARY
Matéria veiculada no Portal Além da Beleza. Muitas vezes o paciente está tão focado em…[Ler Mais]
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
TRATAMENTOS DE
DOENÇAS NO CABELO
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down