Especialidade | Dermatologista | Acne Porto Alegre
Barra Up
TRATAMENTOS PARA
ESPINHAS E ACNE
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Dra Juliana Fonte
   
 

ACNE

 
 
Frase Dermatologia
 
 
 

PeelingA acne é o martírio de muitos adolescentes e adultos. Para os jovens, ataca justamente na época em que a imagem tem tanta importância, surgem os cravos e as espinhas, diminuindo a auto-estima que, muita vezes, se afasta do convívio social por vergonha ou para evitar as brincadeiras dos colegas.


Bullet 2PRINCIPAIS CAUSAS:


Esta doença de pele pode ter diversas causas que contribuem para o seu aparecimento. Trata-se, sobretudo, de mudanças hormonais (puberdade, síndroma pré-menstrual, gravidez, anabolizantes…), mas também de fatores climáticos, estresse e de fadiga, que podem provocar uma produção excessiva de sebo e uma proliferação bacteriana. Quando o sebo não é segregado normalmente, os poros ficam obstruídos, dando origem ao aparecimento de cravos e bolinhas brancas na superfície da pele. Afeta cerca de 80% dos adolescentes, e pode persistir ou iniciar-se em idade adulta. 


Bullet 2TIPOS DE ACNE:

  • Acne Vulgar

Forma mais frequente de espinhas que surge durante a adolescência. A acne vulgar apresenta lesões localizadas na testa, nariz e bochechas.

  • Acne Cística

Uma das mais severas formas de espinhas que se caracteriza pela presença de nódulos internos sob a pele conhecidos como cistos. Quando não é devidamente tratada deixa cicatrizes na pele. A acne cística se manifesta no rosto, costas e tórax.

  • Acne Medicamentosa

Efeito colateral de alguns medicamentos como anticoncepcionais, anabolizantes, doses fortes de vitamina B, tratamentos hormonais ou contendo cortisona.

  • Acne Conglobata

Caracterizada por aglomerados de cistos próximos uns dos outros que se formam especialmente nas costas e tórax, mas que pode afetar também o rosto. Por vezes, este tipo de acne está associado a outras doenças, aparentemente devido a um mau funcionamento do sistema imunitário.

  • Acne Fulminante

Forma rara de acne que surge acompanhada de febre e mal estar e é mais comum nos homens.

  • Acne de Verão

Surge após exposição solar intensa e dá origem a microcistos, sobretudo na testa e pápulas vermelhas na zona das bochechas.

  • Acne Tropical

Variedade de acne especialmente intensa que ocorre em regiões tropicais, com clima quente e úmido. Caracteriza-se por afetar predominantemente as costas, nádegas e coxas.

  • Acne Cosmética

Deve-se ao contato com a pele, de forma voluntária ou involuntária, de substâncias que promovem a formação de comedões (cravos). Caso da utilização de cremes, maquiagem, óleos,  filtros solares e todos os cosméticos que causam e pioram a acne.

  • Acne Queloideano

Caracteriza-se pelas cicatrizes residuais se tornarem espessas, formando quelóides. É mais comum em pessoas de raça negra e oriental.

  • Acne Neonatal

Define-se por Lesões pápulo-pustulosas que aparecem em pequenas quantidades no rosto nas primeiras 48-72 horas de vida. Aparentemente está relacionada com a progesterona materna (um hormônio esteróide produzido pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez) no sangue do recém-nascido.

  • Acne Pré-menstrual

Este tipo refere-se a lesões de acne que aparecem ou pioram durante o período anterior à menstruação nas mulheres (período pré-menstrual). Surge devido a alterações hormonais que ocorrem neste período do ciclo menstrual.

 
 
     
 

Linha

Agende sua consulta particular e convênios:
(51) 3414.2770 / 3307.2770

Sempre consulte um médico dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento das doenças e alterações da pele, unhas e cabelos, assim como para tratamentos para a beleza da pele. A prevenção é o melhor remédio, não se lembre do médico só em caso de doença, consulte e faça prevenção.
 
     
TRATAMENTOS PARA
ESPINHAS E ACNE
ATENDIMENTO POR
CONVÊNIOS E PARTICULAR
MARQUE SUA CONSULTA
(51) 3414.2770
RUA MARIANTE, 180
SALA 304 - PORTO ALEGRE
Barra Down