Blog

ACNE ADULTA: ESPINHAS DURANTE TODA A VIDA?

Reportagem com participação da Dra Juliana Fonte para o portal Cuidados Pela Vida.

A acne é um problema causado pela obstrução dos folículos pilosos, estruturas da pele por onde os pelos crescem, e que inflamam junto às glândulas sebáceas. A acne, ou a espinha, como é popularmente chamada, pode prejudicar a autoconfiança e a autoestima e desestabilizar o indivíduo emocionalmente, além de gerar cicatrizes e manchas na pele, especialmente se for espremida.

As espinhas são mais frequentemente visíveis no rosto, nas costas, nos braços, no peito e no pescoço de adolescentes, por causa do aumento dos níveis hormonais, principalmente a testosterona, e do aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas durante a puberdade. Entretanto, o problema não exclusivo desta fase da vida e pode surgir também em adultos.

A acne pode surgir na vida adulta

“A acne pode surgir na adolescência e permanecer durante a vida adulta, assim como pode surgir nos adultos, como a acne da mulher adulta e a acne decorrente de distúrbios hormonais e do uso de anabolizantes”, explica a dermatologista Juliana Fonte. A especialista acrescenta que o excesso de oleosidade e a oclusão da pele pelo excesso de cremes também podem causar a condição.

O tratamento deve começar com uma consulta a um especialista para avaliar a melhor abordagem, que varia de acordo com o paciente. “O controle da acne nos adultos vai desde os tratamentos tópicos até o uso de medicações orais, além de evitar o consumo excessivo de gorduras e doces”, afirma a médica dermatologista.

Manter a pele limpa é fundamental para controlar acne

Algumas medidas adotadas no dia a dia também podem ajudar a reduzir ou a controlar as espinhas. Limpar a pele ao longo do dia para retirar o excesso de oleosidade, inclusive antes de usar maquiagem, não tocar a pele com a mão suja, usar filtro solar apropriado e evitar situações estressantes são algumas delas.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697